April 24, 2007

O Poder das Idéias - em os Países

O meu pai me falou alguma vez sendo eu menino, que primeiro está a filosofia, depois a ciência e depois a indústria. Naquele momento não entendi, mas durante estes anos tem dado para pensar cada vez mas nisso e entender o que ele quis me comunicar. Agora, como eu entendo isso é que sempre tem uma idéia antes de qualquer ação. Primeiro tem uma idéia que se transforma numa teoria, essa teoria depois se aplica na pratica e se dar certo, então é o precedente de um desenvolvimento importante.

No século XIX quando começou a época industrial as pessoas não sabiam como interpretar os câmbios devidos ao novo tipo de vida, não tinham uma estrutura conceitual que lês ajudasse a entender. Surgem então grandes pensadores que determinaram o jeito de pensar e, mais importante, o jeito de atuar do seguinte século. Principalmente, Marx, Keynes e Hayek sentarão com as suas teorias as bases do que ia acontecer no século XX e ainda influenciam o XXI.

Marx desenvolveu muitas idéias. Para mim uma das mais importantes é o materialismo histórico, que interpreto como “si o mundo não é o que deveria, então tem que cambiar o mundo” (depois Stalin interpretou “como mudar e controlar ao mundo”). Ele teve como mestre a Hegel, quem desenvolveu a dialética (no mundo da filosofia, e o primeiro rompimento epistemológico depois de Aristóteles). Marx na minha opinião foi usado mas não compreendido por Stalin. Algo assim tão diferente como a Bíblia e a igreja católica na época da família Borgia (mas não estou falando que Marx seja um santo, ta?). Eu entendo que o socialismo de Marx e um desenvolvimento do capitalismo, algo parecido a Suécia nestes dias.

Keynes, a intervenção a través de política monetária ou fiscal é importante para regular os mercados em problemas. Ele é o inventor de ferramentas que se utilizam agora para tomar decisões de política econômica e por isso se fala que é o autor da macroeconomia moderna. Ele que falou por primeira vez de conceitos como inflação, desemprego e ingresso nacional. Keynes continuo com sucesso o trabalho do Alfred Marshall quem tinha começado a codificação da economia e que como ele também foi um matemático brilhante.

Hayek, os mercados se auto-regulam, não precisam de intervenção. Ele falava que depois de intervenção do governo o tem o risco de que o sistema se volte ao totalitarismo. O que era um fato na URSS. Para ele o uso eficiente de recursos e o intercambio eficiente vai se lograr mediante o mecanismo de preços num mercado onde os preços podem flutuar livremente.

Por trás de estes formadores de teorias, estão filósofos como Hegel e outros pensadores econômicos como Adam Smith, David Ricardo e John Stuart Mill. Foram as teorias de Keynes que ajudaram a sair a os Estados Unidos da crises do 1929. Foram as teorias de Hayek que se aplicarão em paises do ocidente depois que as idéias de Keynes deixaram de dar certo. As idéias de Engels e Marx, lutaram contra as de Keynes e Hayek mediante as políticas adotadas em diferentes países do mundo no século XX. Parece, que estão triunfando as de Hayek, mas é muito cedo para pensar que termino o processo. Os paises do grupo chamado “BRIC” que de acordo com Goldman Sachs serão as principais economias do mundo em 30 anos, tem uma mistura de estas teorias como parte das suas políticas econômicas. Brasil, Rússia, Índia e China tem sistemas econômicos onde se misturam aspectos de livre determinação de preços com intervenção governamental.

As idéias são determinantes também em quanto a determinar si um pais deve ser governado por autoridades religiosas o não. Em ocidente é comum encontrar que legalmente não é possível para as pessoas da religião ter atividades políticas. Mas em paises de Oriente ou em paises árabes, podem-se encontrar casos.

A importância das idéias da Economia e a Psicologia do século XX, em minha opinião, foi que mudaram a forma de ver a geração de riqueza. Anteriormente foi o colonialismo o jeito de ser mais rico, mas a medida que os países entenderam que podem gerar riqueza sem ter que conquistar ninguém, se enfocaram mais a gerar as condições ao interior em vez de procurar alguém para roubar.

Quasi sempre que tem guerras é num momento de falta de idéias novas que possam ser uma alternativa, um sistema novo, quando o anterior está morrendo. Também tem guerras quando as idéias chocam entre elas e não tem uma teoria que possa integrar elas (guerras civilis, comunismo contra capitalismo, totalitarismo contra democracia, religião x contra religião y, etc).

Uma coisa é certa, as idéias que podem coexistir com outras, tem muito mais sucesso. As pessoas preferem viver em paises com liberdade de pensamento, liberdade de religião, liberdade para que as pessoas possam ser mas plenas e possam desenvolver seus potenciais. É importante então continuar a desenvolver idéias, porque a sua idéia pode ser aquela que evite uma nova guerra quando as atuais instituições deixem de dar certo. Não acha?

No comments: